CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE COQUEIRO ANÃO VERDE FERTIRRIGADO COM NITROGÊNIO E POTÁSSIO

Autores

  • Sammy Sidney Rocha MATIAS Faculdade Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)/ Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)
  • Boanerges Freire de AQUINO Universidade Federal do Ceará (UFC
  • José de Arimatéia Duarte de FREITAS Embrapa Agroindústria Tropical

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsa.v11i2.16524

Palavras-chave:

Cocos nucifera, Nutrition, fertigation, N, K, Cocos nucifera L., Nutrição, fertirrigação, K.

Resumo

A deficiência de nitrogênio e potássio na fase inicial do desenvolvimento do coqueiro poderá prejudicar a fisiologia da planta diminuindo a produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar a aplicação de nitrogênio e de potássio, via fertirrigação, sobre o desenvolvimento vegetativo, aos três anos, e a produção do coqueiro anão verde, aos quatro anos de idade, cultivado em Neossolo quartzârenico. O trabalho foi realizado em plantação comercial do coqueiro anão verde do Jiqui, no município de Paracuru (CE). O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com 10 tratamentos consistindo de cinco doses de nitrogênio e potássio, combinadas, de acordo com modelo da matriz experimental Plan Puebla III. Foram avaliadas a cada três meses as seguintes características: altura da planta, circunferência do coleto, número de folhas, número de folíolos na folha 3, aos três anos de idade e número de cachos por planta (ncp), número de frutos por planta, massa do fruto, circunferências do fruto (equatorial e polar), volume de água do fruto, sólidos solúveis totais, com quatro anos de idade. As doses de N e K aplicadas no solo não afetaram o número de cachos. O aumento do N proporcionou um crescimento linear nas variáveis altura, circunferência do coleto, número de folhes e número de folíolos na folha 3. As maiores doses de N promoveram a diminuição das variáveis de produção com exceção do sólidos solúveis totais. As maiores doses de K2O resultaram em um aumento do número de frutos por planta e sólidos solúveis totais.

Biografia do Autor

Sammy Sidney Rocha MATIAS, Faculdade Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)/ Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Produção Vegetal) da Faculdade Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)/ Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Boanerges Freire de AQUINO, Universidade Federal do Ceará (UFC

Eng. Agrônomo, Ph.D., Prof. Dep. de Ciência do Solo, Centro de Ciências Agrárias (CCA) /Universidade Federal do Ceará (UFC)

José de Arimatéia Duarte de FREITAS, Embrapa Agroindústria Tropical

Eng. Agrônomo, DSc., Pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical

Downloads

Publicado

2010-05-10

Como Citar

MATIAS, S. S. R., AQUINO, B. F. de, & FREITAS, J. de A. D. de. (2010). CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE COQUEIRO ANÃO VERDE FERTIRRIGADO COM NITROGÊNIO E POTÁSSIO. Scientia Agraria, 11(2), 141–148. https://doi.org/10.5380/rsa.v11i2.16524

Edição

Seção

Ciências do Solo