TRATAMENTOS PARA SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE CEVADA

Autores

  • Lilian Madruga de TUNES UFPel
  • Pablo Gerzson BADINELLI UFPel
  • Franciéle OLIVO UFPel
  • Antonio Carlos Souza Albuquerque BARROS UFPel

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsa.v10i1.12519

Palavras-chave:

Hordeum vulgare L, germinação, temperatura, viabilidade, AG3, Hordeum vulgare L., germination, temperature, viability, GA3.

Resumo

O trabalho foi conduzido com o objetivo de estudar a eficiência de diferentes tratamentos para superar a dormência em sementes de cevada colhidas em diferentes épocas. Para tanto, utilizaram-se sementes da cultivar MN 721 e Scarlett, avaliadas separadamente. Os tratamentos utilizados foram os seguintes: pré-frio a temperatura de 5 a 10 °C; pré-secagem a temperatura de 30 a 35 ºC; pré-secagem a temperatura de 50 °C; embebição do substrato do teste de germinação em solução de ácido giberélico e sementes sem tratamento como testemunha. Também foi realizado o teste de tetrazólio, para avaliar a viabilidade das sementes. O delineamento usado foi o inteiramente casualizado e as análises de variância foram efetuadas no esquema fatorial 2 x 3 x 5 (cultivar x épocas de colheita x tratamentos para superação de dormência), com quatro repetições por tratamento. Conclui-se que, dentre os tratamentos testados, o mais eficiente foi o uso de temperatura de 5 a 10 °C. A intensidade da dormência e época de colheita das sementes de cevada interfere, diretamente, na eficiência dos tratamentos utilizados para sua superação.

Downloads

Publicado

2008-10-03

Como Citar

TUNES, L. M. de, BADINELLI, P. G., OLIVO, F., & BARROS, A. C. S. A. (2008). TRATAMENTOS PARA SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE CEVADA. Scientia Agraria, 10(1), 015–021. https://doi.org/10.5380/rsa.v10i1.12519

Edição

Seção

Fitotecnia