TRATAMENTOS PARA SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE CEVADA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v10i1.12519Palavras-chave:
Hordeum vulgare L, germinação, temperatura, viabilidade, AG3, Hordeum vulgare L., germination, temperature, viability, GA3.Resumo
O trabalho foi conduzido com o objetivo de estudar a eficiência de diferentes tratamentos para superar a dormência em sementes de cevada colhidas em diferentes épocas. Para tanto, utilizaram-se sementes da cultivar MN 721 e Scarlett, avaliadas separadamente. Os tratamentos utilizados foram os seguintes: pré-frio a temperatura de 5 a 10 °C; pré-secagem a temperatura de 30 a 35 ºC; pré-secagem a temperatura de 50 °C; embebição do substrato do teste de germinação em solução de ácido giberélico e sementes sem tratamento como testemunha. Também foi realizado o teste de tetrazólio, para avaliar a viabilidade das sementes. O delineamento usado foi o inteiramente casualizado e as análises de variância foram efetuadas no esquema fatorial 2 x 3 x 5 (cultivar x épocas de colheita x tratamentos para superação de dormência), com quatro repetições por tratamento. Conclui-se que, dentre os tratamentos testados, o mais eficiente foi o uso de temperatura de 5 a 10 °C. A intensidade da dormência e época de colheita das sementes de cevada interfere, diretamente, na eficiência dos tratamentos utilizados para sua superação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
