CULTIVO DE SHIMEJII EM SUBSTRATO CAPIM-ELEFANTE SUPLEMENTADO COM DIFERENTES TIPOS DE FARELOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v10i1.12518Palavras-chave:
Pleurotus ostreatus, Pennisetum purpureum, cogumelos, produtividade, eficiência biológica, mushrooms, productivity, biological efficiency.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o cultivo de linhagens de Pleurotus ostreatus em substrato capim-elefante suplementado com diferentes tipos de farelos. O experimento consistiu no uso do substrato capim-elefante suplementado com farelos de soja, trigo, arroz ou milho em concentrações de 0, 10 ou 20%, colocados em frascos que foram semeados com as linhagens BF24, DF33 e HF19 de Pleurotus ostreatus e incubados a temperatura ambiente (20 - 26 0C). Depois da completa colonização do substrato, os frascos foram transferidos para uma câmara de frutificação com temperatura entre 20 e 28 ºC e umidade relativa de 75 - 90%. A linhagem BF24 foi mais produtiva e a suplementação do capim-elefante com farelo de trigo em concentrações de 10 e 20% aumentou a produtividade e eficiência biológica das três linhagens de Pleurotus ostreatus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
