EFICIÊNCIA TÉCNICA E ECONÔMICA DA CULTURA DA SOJA SUBMETIDA À APLICAÇÃO DE FERTILIZANTES NITROGENADOS EM SEMEADURA E COBERTURA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v17i2.45413Abstract
Nos últimos anos, no Brasil, tem sido dada uma especial atenção ao uso de adubos nitrogenados na cultura da soja. O experimento foi conduzido na Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC, Maravilha – SC, com o objetivo de avaliar a eficiência técnica e econômica com aplicação de diferentes fontes nitrogenadas na cultura da soja (Glycine Max L. Merrill), entre estes o rendimento de grãos, massa de mil grãos, relação de SPAD x fonte de N. O ensaio foi conduzido no ano agrícola de 2014, cultivar SYN 1059 VTOP, distribuídas em blocos casualizados, com quatro repetições e cinco tratamentos. A avaliação ocorreu em quatro estádios de desenvolvimento da planta. As leituras com clorofilômetro e a determinação dos teores de nitrogênio da folha foram realizadas nos estádios V5, R1, R3 e R 5.5. A utilização de N em cobertura proporcionou aumento no rendimento da soja, quando aplicado o produto Kimcoat N®, tendo um resultado positivo quanto ao rendimento de grãos e viabilidade econômica de aplicação. A relação SPAD x teor de N, obteve correlação nos estádios V5 e R1 estádios onde foi determinado o rendimento (número de grãos) da cultura da soja, justificando sua aplicação. Palavras-chave: Manejo de adubação. Análise foliar. Clorofilometria.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.