PRODUÇÃO DE GENGIBRE NO MUNICÍPIO DE MORRETES, PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v9i2.10971Palavras-chave:
Zingiber officinale, Zingiberaceae, práticas de cultivo, beneficiamento, qualidade, cultivation practice, crop procedures, qualityResumo
O objetivo deste trabalho foi caracterizar o processo de produção agrícola desta cultura no município de Morretes (PR), evidenciando particularidades e discrepâncias frente aos modelos já descritos na literatura especializada, a partir de visitas ao campo, observação participante e entrevistas. Identificou-se como principais problemas: preparo do solo e adubação sem prévia análise do solo; rizomas-semente obtidos de forma inadequada e armazenados de forma precária; uso inadequado e acentuado de agrotóxicos, restringindo oportunidades de exportação; pragas e doenças associadas às práticas inadequadas; baixa qualidade microbiológica da água utilizada para irrigação e para lavagem dos rizomas colhidos e; ausência ou inadequação do local de armazenamento dos rizomas. Recomenda-se aos extensionistas rurais e/ou instituições competentes que busquem orientar os produtores de gengibre para promover a adequação das práticas de cultivo desta espécie.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
