Open Journal Systems

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA FINAL DE CARBONIZAÇÃO NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E QUÍMICAS DO CARVÃO VEGETAL DE JATOBÁ (Himenea courbaril L.)

Paulo Fernando TRUGILHO, Dimas Agostinho da SILVA

Resumo


O objetivo deste trabalho foi verificar a influência da temperatura final de carbonização sobre algumas das principais características físicas e químicas desejáveis no carvão vegetal de jatobá (Himenea courbaril L.) e o comportamento dos materiais cerne e alburno frente ao processo de carbonização. Verificar, também, a relação entre a composição química do carvão e o seu poder calorífico superior. Foram analisadas algumas das características físicas e químicas do carvão vegetal. Os resultados demonstraram haver diferenças entre o carvão vegetal do cerne e alburno provocadas, provavelmente, pela diferente composição química e anatômica dos materiais avaliados. A densidade relativa aparente passa por um ponto de mínimo em 660º C, para os dois materiais usados. O rendimento em carbono não variou significativamente com o aumento da temperatura final de carbonização. O teor de carbono fixo, de cinzas e o poder calorífico superior do carvão vegetal aumentaram com o aumento da temperatura de carbonização. Comportamento contrário ocorreu para teor de materiais voláteis. Existe uma relação funcional positiva entre o poder calorífico superior do carvão vegetal e o teor de carbono fixo e o teor de cinzas, e uma relação funcional negativa com o teor de materiais voláteis.


Palavras-chave


carvão vegetal; temperatura; características físicas e químicas; cerne e alburno; jatobá; Charcoal; temperature; physical and chemical characteristics; heartwood and sapwood; jatobá.

Texto completo:

PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v2i1.976