Open Journal Systems

PRODUÇÃO DE PÓLEN APÍCOLA COM COLETOR NOS HORARIOS DE DISPONIBILIDADE DE ALIMENTO NO PICO DA FLORADA DA BRACATINGA (Mimosa scabrella)

Joelma Moura, Adhemar Pegoraro

Resumo


Na Cidade de Mandirituba, PR (no sul do Brasil), foi analisada a produção de pólen apícola no pico da florada de bracatinga
através do uso de coletores de pólen em sistema não-contínuo durante nove dias, de 03 a 24 de agosto de 2005. O objetivo deste estudo foi observar o período do dia que ocorre esta coleta pelas abelhas Apis mellifera L. associada á temperatura ambiente e umidade relativa no ar. Dessa foram utilizadas 13 colméias tipo americana, com abelhas africanizadas contendo rainhas com nove meses de idade e predominantemente com florada de bracatinga. A produção média de pólen observada nas colônias foi de 42,70 ± 24,34 mL em um dia de coleta e a diferença de produção entre as colônias é devido á aptidão das abelhas coletar pólen. Em dias ensolarados, os coletores de pólen foram ativados das 09:46 ás 14:26, obtendo-se uma exelente produção, sem a necessidade de aplicar alimentação artificial.


Palavras-chave


pólen apícola; coleta de pólen; coleta de pólen não continua; bee pollen; non-continuous collectors; Bracatinga

Texto completo:

PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v7i1.7278