PRODUÇÃO DE PÓLEN APÍCOLA COM COLETOR NOS HORARIOS DE DISPONIBILIDADE DE ALIMENTO NO PICO DA FLORADA DA BRACATINGA (Mimosa scabrella)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v7i1.7278Palavras-chave:
pólen apícola, coleta de pólen, coleta de pólen não continua, bee pollen, non-continuous collectors, BracatingaResumo
Na Cidade de Mandirituba, PR (no sul do Brasil), foi analisada a produção de pólen apícola no pico da florada de bracatinga
através do uso de coletores de pólen em sistema não-contínuo durante nove dias, de 03 a 24 de agosto de 2005. O objetivo deste estudo foi observar o período do dia que ocorre esta coleta pelas abelhas Apis mellifera L. associada á temperatura ambiente e umidade relativa no ar. Dessa foram utilizadas 13 colméias tipo americana, com abelhas africanizadas contendo rainhas com nove meses de idade e predominantemente com florada de bracatinga. A produção média de pólen observada nas colônias foi de 42,70 ± 24,34 mL em um dia de coleta e a diferença de produção entre as colônias é devido á aptidão das abelhas coletar pólen. Em dias ensolarados, os coletores de pólen foram ativados das 09:46 ás 14:26, obtendo-se uma exelente produção, sem a necessidade de aplicar alimentação artificial.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
