MYCELIAL GROWTH AND SPORULATION OF Fusarium spp. PATHOGENIC TO Ilex paraguariensis IN DIFFERENT CULTURE MEDIA AND UNDER EXPOSURE TO DIFFERENT LIGHT LEVELS.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v19i1.55844Abstract
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes meios de cultura e níveis de luminosidade no crescimento micelial e esporulação de isolados de Fusarium spp. patogênicos a Ilex paraguariensis. Para os testes foram utilizados um isolado de F. oyxsporum e 6 isolados de F. solani. Os isolados foram transferidos para placas de Petri contendo os seguintes meios de cultura: BDA, BSA, MEA e V8, em seguida, foram submetidos a três níveis de luminosidade: 0h, 12h e 24h de luz branca. Os meios V8 e MEA beneficiaram o crescimento em diâmetro das colônias já o MEA e BSA contribuíram para a esporulação de Fusarium spp.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.