INDICADORES HIDROLÓGICOS PARA A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MANUEL ALVES DA NATIVIDADE, TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v16i4.47923Abstract
Objetivou-se no presente trabalho caracterizar o regime hidrológico da bacia hidrográfica do Rio Manuel Alves da Natividade, TO, com seção de controle no posto fluviométrico denominado Fazenda Lobeira. Para tanto, foram quantificados indicadores hidrológicos regionais associados a vazões médias, mínimas e máximas, precipitação média na bacia, balanço hídrico anual, além de suas principais características morfométricas. Foram utilizadas cenas do modelo digital de elevação ASTER em ambiente SIG e séries históricas pluviométricas e fluviométricas disponibilizadas pela Agência Nacional de Águas (ANA). Os resultados mostraram que o regime de chuvas apresenta forte concentração no verão, com 50,4% do total anual entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Os indicadores de eventos hidrológicos extremos máximos mostraram que em um ano hidrológico típico a vazão média de cheia supera em 7,1 vezes a vazão média, e que o evento com recorrência de 100 anos, que é um indicativo do vulto da cheia associada com a inundação da zona ribeirinha supera em 2,2 vezes a vazão média de cheia na bacia. O período de vazante é fortemente influenciado pelo longo período de estiagem, que apresenta 5 meses consecutivos com precipitação inferior a 50 mm (maio a setembro). A análise de indicadores hidrológicos associados com vazões mínimas de referência identificou alta vulnerabilidade natural dos recursos hídricos superficiais, permitindo concluir que o incentivo à adoção de práticas conservacionistas de manejo de bacias hidrográficas e de obras de regularização são essenciais para a otimização dos recursos hídricos superficiais nesta bacia.
Palavras-chave: modelo digital de elevação, morfometria, hidrologia, rendimento específico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.