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AVALIAÇÃO DAS PERDAS DE FRUTAS E HORTALIÇAS NO MERCADO VAREJISTA DE MINEIROS-GO: UM ESTUDO DE CASO

Mauro Brasil Dias TOFANELLI, Marilaine de Sá FERNANDES, Oscar Barbosa MARTINS FILHO, Núbia Sousa CARRIJO

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo realizar levantamento das principais perdas de frutas e hortaliças frescas no mercado varejista do município de Mineiros-GO, bem como dos fatores que as provocam. O trabalho de pesquisa foi executado mediante visitação aos equipamentos varejistas (supermercados, quitandas/sacolões e feira-livre) para aplicação de questionário no período de dezembro de 2005 a janeiro de 2006. Os resultados indicaram que foram perdidos 2,9% do volume total de frutas e hortaliças comercializado semanalmente. Os supermercados e as quitandas obtiveram as menores porcentagens de perdas (2,1 e 4,0%, respectivamente), porém a feira-livre apresentou elevada porcentagem de perda (15,9%). O pêssego (50,0%), ameixa (14,7%), abobrinha (9,0%), mamão (7,2%), nectarina (7,1%), tomate (6,2%), abacaxi (6,0%) e banana (5,2%) obtiveram médias a altas porcentagens de perdas em relação ao volume comercializado pelo varejo. A rede varejista considerou que o armazenamento inadequado é a principal causa das perdas dos produtos hortifrutícolas. Embora o mercado varejista de Mineiros demonstre baixos níveis de perda de frutas e hortaliças, este é passível de estruturação e adequações para redução das perdas.


Palavras-chave


perdas no varejo; frutas; hortaliças; comercialização; retail losses; fruits; vegetables; commercialization

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v10i4.14857