Meta vs. Apple: Espólios de uma disputa pelo controle de dados no setor publicitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v29i1.96813

Palavras-chave:

Publicidade, Tráfego Pago, Controvérsias, Trabalho plataformizado, Plataformas.

Resumo

Este artigo investiga as consequências da atualização do iOS 14.5, introduzida pela Apple em 2021, que afetou significativamente a coleta de dados para publicidade digital. O estudo explora como essas mudanças impactam os gestores de tráfego na criação de campanhas publicitárias digitais, obrigando-os a utilizar novas ferramentas introduzidas pela Meta para contornar as restrições de dados. A pesquisa, construída a partir de uma análise das controvérsias protagonizadas pelas plataformas, destaca a importância de analisar como as tensões entre essas grandes corporações impactam os profissionais da indústria publicitária e a estrutura do trabalho no mercado publicitário digital.

Biografia do Autor

Kérley Winques, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora na Faculdade de Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM/UFJF). Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Coordenadora do Núcleo de estudos das mediações simbólicas e materiais das tecnologias digitais (Assimetrias/UFJF/CNPq). E-mail: ker.winques@gmail.com.

Downloads

Publicado

2025-02-06

Como Citar

Silva, L. de P., & Winques, K. (2025). Meta vs. Apple: Espólios de uma disputa pelo controle de dados no setor publicitário. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 29(1). https://doi.org/10.5380/am.v29i1.96813

Edição

Seção

Dossiê Comunicação, algoritmos e cultura contemporânea