O discurso opinativo de indignação: Estudo do editorial do jornal Notícias de Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v24i1.85288Palavras-chave:
Editorial, Discurso Crítico, Indignação, Persuasão.Resumo
Utilizando os estudos de Análise Crítica do Discurso, especialmente a partir de Norman Fairclough e Teun Van Djik, analisa-se o editorial do Jornal Notícias (principal jornal impresso de Moçambique) quanto aos argumentos e reconstruções de factos, que mostram a indignação do locutor (empresa jornalística), que solicitam, exortam a indignação do co-lucutor (leitor). Trabalha-se a partir do conceito de abordagem cognitiva de Van Djik e suas categorizações para produzir análises críticas, dos discursos em tela, identificam-se as conotações de convencimento (levar a crer) e de persuasão (levar a fazer) no texto do editorial, avaliando o seu potencial de produzir indignação no público leitor a partir da análise de macroproposições discursivas identificadas e analisadas. Para essa análise do discurso do editorial do Jornal Notícias também são levados em conta aspectos como o contexto em que a locução se dá, os sujeitos envolvidos, a identidade, a interdiscursividade, a intertextualidade e a crítica de uma maneira geral. Sendo a linguagem uma forma de intervenção na ordem social, é necessário buscar compreensões sobre os seus níveis constitutivos (o semântico, o lexicogramatical e o fonológico/grafológico) nas mais diversas manifestações discursivas, aqui enfoca-se o texto opinativo de jornais periódicos.
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