Modos de Ser Menina: das princesas clássicas nas narrativas audiovisuais ao empoderamento feminino na produção televisiva nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2021n22.05

Palavras-chave:

televisão, programação infantil, princesa, feminismo

Resumo

A televisão sofre intensas reconfigurações na atualidade que afetam de maneira expressiva a produção, a circulação e o consumo de conteúdos direcionadas ao público infantojuvenil. Buscando articular relações entre televisão, feminismo e infância, refletimos neste artigo sobre representações das princesas nas narrativas audiovisuais, destacando os programas televisivos nacionais. A partir de um mapeamento das maneiras como são construídas essas personagens em contextos históricos e culturais distintos e da Análise Televisual da animação brasileira Escola de Princesinhas, identificamos que os atributos conferidos aos modos de ser menina em conteúdos infantojuvenis que tomam as princesas como protagonistas resultam tanto da homogeneização da cultural global quanto do despontar de resistências e mudanças sociais no país.

Biografia do Autor

Beatriz Becker, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-ECO/UFRJ), Líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação (MJAE) e bolsista de produtividade do CNPq.

Beatriz Lobo Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM-UFRJ), membro do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação (MJAE) e bolsista CAPES.

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Publicado

2021-07-02

Como Citar

Becker, B., & Santos, B. L. (2021). Modos de Ser Menina: das princesas clássicas nas narrativas audiovisuais ao empoderamento feminino na produção televisiva nacional. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 22(1), 88–105. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2021n22.05

Edição

Seção

Artigos | Articles