Dossiê “Mídia e adaptação: texto, música, imagem, audiovisual”
A Revista Ação Midiática – PPGCOM UFPR – recebe até o dia 28 de fevereiro de 2025 submissões para o dossiê “Mídia e adaptação: texto, música, imagem, audiovisual”. A edição será publicada em julho de 2025.
Dossiê “Mídia e adaptação: texto, música, imagem, audiovisual”
Esse dossiê se concentra na elaboração de bens culturais a partir da adaptação midiática e na transposição de conteúdo entre mídias distintas. Com isso, a publicação espera abordar tanto estudos empíricos orientados por múltiplas visões teóricas e metodológicas quanto problematizações sobre os conceitos relevantes para o debate.
Esta edição está aberta a discussões sobre experiências midiáticas que envolvam diferentes gêneros e formatos, como literatura, audiovisual, jogos eletrônicos e analógicos, música e parques temáticos. O dossiê busca contemplar tanto as mídias digitais quanto as convencionais, abrangendo experiências que sejam focadas na narrativa e no storytelling, bem como aquelas que se afastem dessa abordagem.
A edição busca reunir trabalhos que explorem as diversas perspectivas relacionadas a essa agenda de pesquisa. Pretende abarcar orientações que se debrucem sobre intertextualidade e reinvenção; pastiche e paródia; fragmentação; autorreflexividade; palimpsesto; processo e produto; intertextualidade e interculturalidade, estudos de gêneros; dialogismo; materialismo cultural; relação com o público, entre outras. Paralelamente, a edição oferece também um espaço para reflexões sobre questões como a especificidade dos diferentes meios, os desafios envolvidos no processo de adaptação, as particularidades das mídias e os diferentes tipos de revisões possíveis entre materiais.
A publicação se encontra aberta não apenas à discussão sobre casos pontuais, mas também ao debate sobre o histórico da própria discussão sobre adaptação. Com isso, espera recuperar as diferentes perspectivas adotadas desde a instituição da discussão, concentrando-se nos diversos desdobramentos que o debate veio a receber ao longo do tempo.