""I wanna be yours": Uma análise dos sentidos dos edits do casal Jordana e Milena de Justiça 2 no TikTok

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v30i1.98979

Resumen

O presente artigo tem como objetivo compreender o fenômeno dos edits e os sentidos que são postos por meio dessa prática. Como objeto, analisam-se especificamente os edits do casal Jordana e Milena, da série Justiça 2 (2024), compartilhados na plataforma TikTok. A pesquisa é guiada pela seguinte questão: quais sentidos são construídos nos edits do TikTok sobre o casal Milena e Jordana? O objetivo geral é compreender como a estrutura dos edits constrói sentidos acerca do casal Jorlena. A análise mostra que o formato dos edits ressignifica a série ao mesmo tempo em que evidencia a perspectiva dos fãs e seu engajamento na torcida pelo casal. No caso de “Jorlena”, a propagação de edits pode ser compreendida, em parte, como uma resposta à escassez de representações respeitosas e com desfechos positivos para mulheres lésbicas e bissexuais em produções audiovisuais.

Biografía del autor/a

Steyce Lopes, UFPR

Mestranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSOCIO) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Cultura e Sociabilidades, com foco no eixo temático Cultura, Comunicação e Sociabilidades. Graduada em Comunicação Organizacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), onde desenvolveu uma sólida base teórica e prática na área. Durante a graduação, participou de projetos de extensão voltados à divulgação científica e à promoção de processos deliberativos em escolas públicas, contribuindo para a aproximação entre universidade e sociedade. Além disso, integrou dois projetos de Iniciação Científica: o primeiro, sob orientação da professora Elza Aparecida de Oliveira Filha, investigou a educação midiática no contexto organizacional; o segundo, orientado pela professora Gabriella Hauber Pimentel, focou no desenvolvimento de capacidades deliberativas em escolas públicas. Atualmente, dedica-se a pesquisas relacionadas a mídias sociais, juventudes e adolescências, cultura de fã, diversidade e produções digitais LGBTQIAPN+, com o objetivo compreender as dinâmicas socioculturais contemporâneas e suas implicações nas questões acerca de identidades e sociabilidades.

Maria Clara Soares Rodrigues, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGCOM-UFOP), na linha Práticas Comunicacionais e Tempo Social, com uma pesquisa sobre mídia e lesbianidades. Na graduação, desenvolveu o trabalho de monografia "LESBOFOBIA NO JORNALISMO DIGITAL: constelações de sentido em uma publicação sobre violências contra lésbicas no Instagram". Atualmente, é integrante do Grupo de Estudos em Lesbianidades (GEL) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e integrante do Grupo de Pesquisa Ponto: afetos, gêneros e narrativas. Já foi bolsista do Projeto de Extensão Ariadnes, um observatório de gênero e mídia, da Iniciação Científica "Violência, corpo, trauma: um olhar interseccional e decolonial sobre imagens de mulheres e meninas no audiovisual" e voluntária na Iniciação Científica "O método e o ensino do método: a Metodologia Científica nos cursos de pós-graduação no Brasil". Participou do programa Mulheres Plurais, da Rádio Plural da UFOP, como apresentadora e roteirista, e do Projeto de Extensão Cultura Fotográfica, como redatora. Foi diretora do setor de Gestão de Pessoas na Verbalize, Empresa Júnior de Comunicação da UFOP e estagiária da agência de comunicação Converso.

Carolina Fernandes da Silva Mandaji, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora Associada do Curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional e do Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutora (2011) e Mestre (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Comunicação Social/Habilitação Jornalismo (2001) pela Universidade Federal do Maranhão. Recentemente, concluiu o estágio pós-doutoral desenvolvido na Faculdade de Ciências da Comunicación da Universidade de Santiago de Compostela junto ao Grupo de Estudos Audiovisuais (2022). Cursou Cinema no Centro Europeu (2018) e tem experiência na área de Comunicação (com ênfase em Audiovisual, Televisão, Gêneros Midiáticos). Desenvolve projetos em Sociossemiótica e Audiovisual no Laboratório de Pesquisa e Produção em Imagem e Som (UTFPR/CNPQ).

Citas

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2025.

Publicado

2025-07-08

Cómo citar

Lopes, S., Soares Rodrigues, M. C., & Fernandes da Silva Mandaji, C. (2025). ""I wanna be yours": Uma análise dos sentidos dos edits do casal Jordana e Milena de Justiça 2 no TikTok. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 30(1). https://doi.org/10.5380/am.v30i1.98979

Número

Sección

Dossiê “Mídia e adaptação: texto, música, imagem, audiovisual”