Iniciativas que cobram transparência pública: a utilização de softwares e Inteligência Artificial na vigilância civil

Autores/as

  • Fernanda Shelda de Andrade Melo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v29i1.96839

Palabras clave:

Transparência pública, Vigilância civil, Controle social, Comunicação pública, Inteligência artificial

Resumen

A efetivação da transparência governamental por meio do acesso de informações públicas perpassa por diversos desafios no Brasil. Nesse sentido, membros da sociedade civil intitulados de cidadãos vigilantes desenvolveram iniciativas de monitoramento que vigiam e denunciam possíveis falhas na condução da Lei de Acesso à Informação no país. O presente artigo analisou como esses projetos vêm se atualizando com o uso de estratégias que adaptam softwares e Inteligência Artificial para burlar entraves que dificultam a continuidade da vigilância civil. A pesquisa exploratória resultou na verificação de projetos consolidados que adaptaram mecanismos tecnológicos para a manutenção de propostas comunicativas no monitoramento.

Biografía del autor/a

Fernanda Shelda de Andrade Melo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Comunicação Social no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Publicado

2025-02-06

Cómo citar

Melo, F. S. de A. (2025). Iniciativas que cobram transparência pública: a utilização de softwares e Inteligência Artificial na vigilância civil. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 29(1). https://doi.org/10.5380/am.v29i1.96839

Número

Sección

Dossiê Comunicação, algoritmos e cultura contemporânea