A ascensão dos modelos virtuais e suas implicações na cultura contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v29i1.96610Palabras clave:
Influenciadores Digitais, Inteligência Artificial, Identidade Digital, Cultura Contemporânea, Autenticidade VirtualResumen
Este artigo explora o fenômeno dos influenciadores digitais criados por inteligência artificial (IA) e como esses modelos virtuais atraem milhões de seguidores nas plataformas digitais. O estudo de caso analisa o perfil no Instagram de quatro modelos virtuais (Lil Miquela, Shudu, Aitana Lopez e Kena Layli), além de discutir o impacto da IA e abordar questões éticas e sociais sobre o uso de influenciadores digitais por marcas e seu efeito na percepção de autenticidade e identidade. Por fim, conclui-se que o uso de IA para criar figuras públicas levanta questões éticas e comerciais sobre autenticidade, transparência e os impactos culturais de influenciadores digitais idealizados, destacando a necessidade de uma reflexão crítica sobre a comunicação e os padrões promovidos na mídia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El(los) autor(es) de texto aprobado por los revisores cede(n) automáticamente, y sin ningún tipo de gravamen, el derecho a la primera publicación del material presentado.
