Migrantes latino-americanas: empreendedoras e mídias de si

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v26i1.90377

Palabras clave:

Migração, Empreendedorismo feminino, Mídia de si.

Resumen

O trabalho pensa a relação entre migrantes latinoamericanas e empreendedorismo a partir da lógica neoliberal de retração do Estado, discutindo a experiência migrante a partir do recorte de gênero, e o que ela revela sobre precarização do trabalho, cuidado, protagonismo feminino e empreendedorismo como forma de integração. Através de entrevistas em profundidade, percebemos que a midiatização perpassa as vivências das migrantes como meio de gerar visibilidade, sob a forma de "consumo da experiência", e assim garantir o sustento familiar. Dessa forma, a alternativa de empreender se coaduna com retrabalhar atributos de seu país de origem, na qual a narrativa pessoal passa a singularizar seu “produto”, apresentando-se ela mesmo como uma mídia de si.

Biografía del autor/a

Sofia Cavalcanti Zanforlin, Universidade Federal de Pernambuco

Professora da Univ. Federal de Pernambuco UFPE. Coordena o Núcleo Migra-Migrações, Mobilidades e Gestão Contemporânea de Populações / UFPE, do GT Diaspora and Media / IAMCR. Doutora pela Escola de Comunicação / UFRJ.

Julia Afonso Lyra, Jornalista e Mestra pela UFPE.

Mestrado pela Universidade Federal de Pernambuo. Membro do grupo de pesquisa Migra.

Publicado

2023-07-14

Cómo citar

Zanforlin, S. C., & Lyra, J. A. (2023). Migrantes latino-americanas: empreendedoras e mídias de si. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 26(1). https://doi.org/10.5380/am.v26i1.90377

Número

Sección

Dossiê: "Culturas diaspóricas: construções identitárias e mediações culturais"