MATERIALIZAÇÕES DO ATIVISMO NEGRO NA CENA DE MÚSICA POP DE SALVADOR

Autores/as

  • Nadja Vladi Gumes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Marcelo Argolo UFRB

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v25i1.86334

Palabras clave:

Cenas Musicais, Ativismo Negro, Territorialidades, Música Pop.

Resumen

O objetivo deste artigo é trazer uma discussão sobre o conceito de Cenas Musicais, num diálogo com Will Straw, apresentando reflexões sobre  territorialidades, a partir de Rogério Haesbaert, e territorialidade sônico-musical, de Micael Herschmann e Cíntia Sanmartin Fernandes. Argumentamos que o Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, deve ser entendido como uma territorialidade sônico-musical. Nesta perspectiva, trazemos uma reflexão sobre o ativismo negro e a atual cena de música pop afropop-latina de Salvador. Por fim, apresentamos algumas materializações do ativismo negro no trabalho de bandas e artistas dessa cena para defender o reposicionamento que essas práticas musicais propõem para o pop.

Biografía del autor/a

Nadja Vladi Gumes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora adjunta da UFRB e docente permanente do PPGCOM/UFRB.

Doutora em comunicação e cultura contemporâneas

Marcelo Argolo, UFRB

Mestre em Comunicação pela UFRB(2021) e jornalista formado pela UFBA (2015), trabalha com pesquisa e jornalismo cultural.

Publicado

2023-01-30

Cómo citar

Gumes, N. V., & Argolo, M. (2023). MATERIALIZAÇÕES DO ATIVISMO NEGRO NA CENA DE MÚSICA POP DE SALVADOR. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 25(1). https://doi.org/10.5380/am.v25i1.86334

Número

Sección

Artigos | Articles