Os quadros como espaços de infotenimento: uma análise do JMTV 1ª. edição

Autores/as

  • Camilla Quesada Tavares Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
  • Frida Medeiros Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2021n22.10

Resumen

O ponto central desta pesquisa baseia-se em compreender como o infotenimento se apresenta nos quadros do telejornal JMTV 1ª edição, de Imperatriz, no Maranhão. O trabalho é embasado por conceitos de Gomes (2009; 2011), Dejavite (2006), Belém (2015; 2017) e discorre sobre as transformações e adaptações no telejornalismo para atender às exigências do público. Dentre essas alterações está o surgimento de um modelo híbrido, o infotenimento. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma análise de conteúdo quantitativa de 151 edições dos quadros fixos do JMTV exibidos em 2018, que correspondem ao corpus da pesquisa. À vista disso, argumentamos que os quadros são espaços de excelência para que determinadas temáticas sejam discutidas com mais profundidade em relação aos VTs factuais.

Biografía del autor/a

Camilla Quesada Tavares, Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Professora adjunta da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Imperatriz). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta
Grossa (UEPG) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. Coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação, Política e Sociedade (COPS/UFMA). Coordenadora da Imprensatriz - Empresa Júnior de Jornalismo (UFMA). Editora da Revista Contracampo (PPGCOM/UFF). Desenvolve pesquisas sobre a atuação profissional, crise do jornalismo, cobertura jornalística e comunicação política, com perspectiva regional e de gênero.

Frida Medeiros, Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição.

Publicado

2021-07-02

Cómo citar

Quesada Tavares, C., & Medeiros, F. (2021). Os quadros como espaços de infotenimento: uma análise do JMTV 1ª. edição. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 22(1), 195–218. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2021n22.10

Número

Sección

Artigos | Articles