Meios massivos, audiências digitais: a campanha dos Cem Milhões de Uns e o modo de endereçamento da televisão em cenário de convergência

Autores/as

  • Rodrigo Martins Aragão Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2021n22.08

Palabras clave:

Televisão, Convergência, Modo de endereçamento, Campanha, Rede Globo

Resumen

Neste artigo, buscamos observar de que maneira as emissoras de televisão tentam se posicionar em relação às mudanças decorrentes do processo de convergência. Tomamos como caso de análise a campanha dos Cem Milhões de Uns, realizada pela Rede Globo, e transmitida entre os anos de 2017 e 2018. Observamos a campanha institucional como forma de a emissora construir e expressar sua imagem e propor uma forma própria de se relacionar com a sua audiência: seu modo de endereçamento. Seguindo a perspectiva teórico-metodológica dos modos de endereçamento, analisamos os vídeos da campanha. Identificamos que a emissora busca, por meio deles, evidenciar-se como empresa convergente, adaptada ao novo ecossistema midiático e atenta para atender às demandas de seu público digital.

Biografía del autor/a

Rodrigo Martins Aragão, Universidade Federal da Paraíba

Rodrigo é jornalista e professor adjunto do curso de Radialismo no Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. É Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2019) e mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2012).

Publicado

2021-07-02

Cómo citar

Aragão, R. M. (2021). Meios massivos, audiências digitais: a campanha dos Cem Milhões de Uns e o modo de endereçamento da televisão em cenário de convergência. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 22(1), 150–168. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2021n22.08

Número

Sección

Artigos | Articles