A Comunicação no Cinema dos Sentidos: Abordando a Imersão sob a Perspectiva do Som

Autores/as

  • Débora Regina OPOLSKI Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i9.37954

Palabras clave:

Som, Imersão, Cinema dos sentidos.

Resumen

O presente trabalho pretende abordar a imersão criada pelo Cinema dos Sentidos sob a perspectiva do som. De acordo com Robert Stam (2011), no Cinema dos Sentidos, a sensação predomina sobre a narrativa e o som cinematográfico aparece como um elemento capaz de aumentar a sensação de realidade da imagem. A criação da imersão é discutida com base em três aspectos sonoros: o estabelecimento do ponto de escuta; o som no supercampo em conjunto com as questões da espacialidade sonora e; o hiper-realismo como técnica que proporciona uma sensação de materialidade dos objetos sonoros (CHION, 2011). Pretende-se mostrar que a utilização desses três aspectos pode criar a imersão do Cinema dos Sentidos, proporcionando materialidade às sensações do espectador.  

Publicado

2015-07-28

Cómo citar

OPOLSKI, D. R. (2015). A Comunicação no Cinema dos Sentidos: Abordando a Imersão sob a Perspectiva do Som. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(9). https://doi.org/10.5380/am.v1i9.37954

Número

Sección

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