Entre Campos: Os Intelectuais como Fontes Jornalísticas na Cobertura das Manifestações de Rua no Brasil

Autores/as

  • Ana Luiza Coiro MORAES Unilasalle
  • Alisson MACHADO UFSM
  • Tainan Pauli TOMAZETTI UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i7.36393

Palabras clave:

Televisão, Cobertura jornalística, Fonte intelectual, Manifestações de rua, Estruturas de sentimento.

Resumen

Este artigo investiga as relações entre o campo científico, expresso pela atuação de intelectuais como fontes experts, e o jornalístico televisivo, no contexto das manifestações de rua ocorridas no país, no mês de junho de 2013. Utilizando como paradigma metodológico o conceito de estrutura de sentimento, tensionado pelas noções de residual, dominante e emergente, como proposto por Raymond Williams (1979, 2003), problematizamos a participação de intelectuais em três momentos da cobertura da Globo News a esses acontecimentos.

Biografía del autor/a

Ana Luiza Coiro MORAES, Unilasalle

Doutora em Comunicação Social pela PUCRS, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais - Unilasalle e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM.

Alisson MACHADO, UFSM

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Tainan Pauli TOMAZETTI, UFSM

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, em nível de Mestrado, da Universidade Federal de Santa Maria, bolsista CAPES/FAPERGS.

Publicado

2014-07-23

Cómo citar

MORAES, A. L. C., MACHADO, A., & TOMAZETTI, T. P. (2014). Entre Campos: Os Intelectuais como Fontes Jornalísticas na Cobertura das Manifestações de Rua no Brasil. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(7). https://doi.org/10.5380/am.v1i7.36393

Número

Sección

Demanda Contínua