O ex-voto como media folkcomunicacional

Autores/as

  • José Cláudio OLIVEIRA Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i6.34341

Palabras clave:

Ex-votos, folkcomunicação, memória social

Resumen

Trazer uma fundamentação teórica para dar base ao ex-voto não é tarefa difícil, pois esse objeto reside em várias fontes científicas. Todavia, cabe aqui apontar os caminhos que trouxeram os estudos em dois fortes campos que acolhe o artigo: a cultura, por se tratar de objetos que estão expostos em ambientes de visitação, seja no museu, seja nas “salas de milagres”; e a comunicação social, que norteia o ex-voto, como media, nas áreas da semiótica, semiologia, na iconografia e no mundo da informação que o ex-voto alavanca, notadamente num novo caminho denominado folkcomunicação, ou de forma mais clara: na comunicação da cultural popular.

Biografía del autor/a

José Cláudio OLIVEIRA, Universidade Federal da Bahia

Ph.D. em Comunicação e Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. Pós-doutorado em Comunicação e Tecnologias, pela UMinho, Portugal. Professor da UFBA. Pesquisador do CNPq, FAPESB e CAPES. Coordena o Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos e Projeto Ex-votos das Américas (CNPq e FAPESB). É membro do Comitê Local do PIBIC-UFBA. Membro do PPG Museologia, UFBA. Conselheiro do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA. Desenvolveu o Projeto de Pós-doutoramento "Do presencial ao virtual: Estudos das interfaces Mediáticas dos Santuários de Fátima, Guadalupe e Aparecida , entre 2012 a 2013, processo CAPES 18009/12-3, sob a orientação do Dr. Moisés Lemos.

Cómo citar

OLIVEIRA, J. C. (2013). O ex-voto como media folkcomunicacional. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(6). https://doi.org/10.5380/am.v1i6.34341

Número

Sección

Dossiê | Dossier