A LEGITIMAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FONTE PARA O JORNALISMO SOB A PERSPECTIVA DOS CÓDIGOS PADRÕES DE NARRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v1i5.32170Palabras clave:
reportagem, narrativa, redes sociais, fontes, legitimação.Resumen
A partir do estudo dos noticiários, é possível perceber um aumento sensível e progressivo no número de reportagens que utilizam as redes sociais como fonte para a composição das notícias nos últimos anos. O presente artigo busca discutir justamente esse processo de legitimação das redes sociais como fontes autorizadas a partir da perspectiva dos códigos padrões de narração historicamente marcados que os jornalistas utilizam para contar as suas estórias, em um entrecruzamento entre as ideias de Michel de Certeau, Paul Ricoeur e Roland Barthes. Estudaremos a noção de que esse aumento se deve a um reposicionamento dos valores jornalísticos em voga (que colocam essas fontes dentro das fronteiras do aceitável) e tem consequências visíveis na escrita e na estruturação do relato jornalístico enquanto técnica enunciativa.
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