Teatralização do patrimônio e a perpetuação da lógica colonial: uma análise da visita de Dom João Orleans a Ouro Preto
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v29i1.94705Palavras-chave:
Teatralização do patrimônio, Narrativa, Colonialidade, DecolonialResumo
No dia 9 de abril de 2022, a Prefeitura de Ouro Preto celebrou à proclamação da antiga Vila Rica de Ouro Preto. O evento teve como convidados a família Orleans e Bragança, que se autoproclama família real brasileira. A celebração desagradou a população do município, que questionou nas redes sociais a existência da realeza no país. Este artigo busca analisar como a visita de Dom João de Orleans e a apropriação de uma narrativa do passado por poderes políticos ajudam na manutenção de um passado colonial. Foi realizada uma análise de conteúdo dos comentários da população e também da nota divulgada pela Prefeitura. Tendo como apoio teórico autores como Bauer (2002), Canclini (2015), Maldonado-Torres (2019), Anzaldúa (2005), hooks (2017) e Recuero (2016).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
