Migração e Interseccionalidade: desafios em pesquisas com mulheres migrantes e usos de tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v26i1.90100

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Migração, Tecnologias digitais, Mulheres.

Resumo

O artigo reflete sobre a perspectiva da interseccionalidade, relacionando-a com a questão migratória, a partir da trajetória de pesquisas que trabalham com mulheres. Além de abordar a interseccionalidade teoricamente, são trazidas duas investigações em andamento que buscam compreender as dinâmicas de usos sociais de tecnologias digitais por mulheres migrantes, que têm suas experiências atravessadas por distintos eixos de subordinação, muitas vezes combinados na manutenção de regimes de opressão. Assim, compreendemos como necessária a incorporação da interseccionalidade nas pesquisas em Comunicação, para atentar às formas de poder perpetuadas nas mídias, a necessidade de posicionamento contra desigualdades e a responsabilidade com as representações nos ambientes online.

Biografia do Autor

Simone Munir Dahleh, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul

Doutoranda e mestre (2020) em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Luiza Dias de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestra (2019) em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Liliane Dutra Brignol, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul

Doutora (2010) e mestre (2004) em Ciências da Comunicação; Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

Dahleh, S. M., de Oliveira, L. D., & Brignol, L. D. (2023). Migração e Interseccionalidade: desafios em pesquisas com mulheres migrantes e usos de tecnologias digitais. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 26(1). https://doi.org/10.5380/am.v26i1.90100

Edição

Seção

Dossiê: "Culturas diaspóricas: construções identitárias e mediações culturais"