O humor audiovisual brasileiro sob o olhar da crítica: mobilizações discursivas da liberdade de expressão na circulação de A primeira tentação de Cristo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v23i1.82278

Keywords:

Comunicação audiovisual, Humor, Plataformas digitais, Crítica de mídia, Liberdade de expressão.

Abstract

Sabendo que o humor constitui campo de potencialização de disputas discursivas transversais à sociedade, o presente artigo investiga a mobilização de sentidos de liberdade de expressão na recepção crítica do humor audiovisual brasileiro em um contexto marcado pela ascensão do conservadorismo no país e constantes tentativas de cerceamento de discursos midiáticos contrários aos valores de grupos hegemônicos. Elegendo, como foco de atenção, o caso de A Primeira Tentação de Cristo (2019), especial de Natal realizado pela produtora Porta dos Fundos em parceria com a Netflix, o trabalho discute, como hipótese principal, a ideia de que, na circulação de produções audiovisuais humorísticas, sentidos de liberdade de expressão podem ser mobilizados como elementos-chave de julgamento e avaliação crítica das obras.

Author Biography

Nara Lya Cabral Scabin, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), São Paulo, SP.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Doutora e mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do GP Comunicação, Mídias e Liberdade de Expressão, da Intercom, e líder do Grupo de Pesquisa RISOmídia - Representações, Mediações e Humor na Cultura Audiovisual (UAM/CNPq). E-mail: naralyacabral@yahoo.com.br.

Published

2022-02-04

How to Cite

Scabin, N. L. C. (2022). O humor audiovisual brasileiro sob o olhar da crítica: mobilizações discursivas da liberdade de expressão na circulação de A primeira tentação de Cristo. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 23(1), 38–55. https://doi.org/10.5380/am.v23i1.82278

Issue

Section

Dossiê "O Audiovisual no Brasil Contemporâneo"