Os recursos expressivos nas redes sociais e o conservadorismo brasileiro: a forma das publicações e vídeos de celebridades e políticos a partir de 2016
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v23i1.80287Keywords:
Redes sociais, Midiativismo, Vídeo, Conservadorismo.Abstract
O presente artigo parte da observação de publicações de celebridades do mundo da política e do entretenimento entre 2016 e a campanha presidencial de 2018 no Brasil. O objetivo é identificar e analisar os recursos expressivos que afloram no período de disputa política e seus desdobramentos. O aumento da produção e compartilhamento de vídeos em redes sociais de personalidades conservadoras é lido em relação à estética midiativista nascida na internet. Contando com o pensamento de Bolter e Grusin (2000) sobre as mídias, Eugênio Bucci (2021) sobre política das imagens e de Ivana Bentes (2015) sobre o cenário brasileiro de ativismo na rede, o texto traz à tona possíveis leituras sobre a forma das publicações e da ascensão conservadora nas redes sociais que culmina no fortalecimento do ultraconservadorismo no Brasil.
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