Mídia pública no Brasil: do estatal ao não-comercial

Autores/as

  • Guilherme Gonçalves Carvalho Uninter

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n1p49-72

Palabras clave:

Mídia pública, Brasil, Comunicação, Público.

Resumen

Propõe-se uma releitura conceitual de “mídia pública” no Brasil, considerando três elementos preliminares para a construção desse artigo: a produção acadêmica ligada diretamente ao tema considerando as análises de diferentes casos nacionais, o “empréstimo” da teoria sobre a esfera pública e a esfera privada de Habermas. Consideramos como terceiro elemento as leituras sobre a realidade política brasileira. A partir da revisão bibliográfica e da teorização do tema, elaboramos o que consideramos como uma proposta conceitual para mídia pública no Brasil que procura uma definição mais abrangente, partindo de questões estruturais.

Biografía del autor/a

Guilherme Gonçalves Carvalho, Uninter

Doutor pela Unesp (2012) e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2008). Possui pós-graduação (lato sensu) em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Sindical e na área de Assessoria de Imprensa. Atualmente é professor de jornalismo do Centro Universitário Uninter e da Universidade Federal do Paraná. É autor de diversos artigos e dos livros A representação da CUT nos governos Lula (2003-2010) e Vozes da consciência. 

Publicado

2016-06-29

Cómo citar

Carvalho, G. G. (2016). Mídia pública no Brasil: do estatal ao não-comercial. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(11), 49–72. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2016n1p49-72

Número

Sección

Artigos | Articles