Inteligência Artificial (IA) e literatura no pós-capitalismo: autonomia criativa ou mercantilização?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v30i1.98209

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) na produção literária levanta questões sobre o equilíbrio entre autonomia artística e mercantilização automatizada. A inserção de algoritmos na criação de textos impacta a originalidade e autoria, promovendo a eficiência, mas também ameaçando a singularidade da arte. Por meio de uma análise crítica, a partir das ideias de autores como Beech (2019), Sinykin (2023) e Kornbluh (2023) discute-se como a IA, ao otimizar processos criativos, pode alinhar-se às demandas capitalistas por produtividade, transformando a literatura em um produto padronizado. No entanto,  entende-se que a IA também oferece oportunidades para inovação criativa, permitindo que escritores experimentem novas formas de narrativa. O desafio é que os autores utilizem a IA de forma estratégica, preservando sua autonomia artística e evitando que a tecnologia se torne uma ferramenta de massificação.

Biografia do Autor

Lucas Soboleswki Flores, Universidade de Caxias do Sul

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Departamento de Negócios e Comunicação do Centro Universitário Alves Faria (Unialfa) e relações-públicas. E-mail: l.s.flores@outlook.com.

Referências

BEECH, Dave. Art and postcapitalism: aesthetic labour, automation an value production. Londres: Pluto Press, 2019.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2012.

FLORES, Lucas Soboleswki. Máquina Machadiana: a produção literária com recursos de Inteligência Artificial (IA). Brasil/Brazil. Porto Alegre, v. 37, n. 74, p. 103-121, 2024.

GABRIEL, Martha. Inteligência Artificial: do zero ao metaverso. Barueri, SP: Atlas, 2022.

KORNBLUH, Anna. Immediacy: or the style of too late capitalism. Nova York: Verso, 2023

LEEDS, Leanne. Artificial intelligence in fiction. Leanne Leeds, 12 jun. 2024. Disponível em:

<https://leanneleeds.com/artificial-intelligence-in-fiction/>. Acesso em: 12 set. 2024.

PERLOW, Seth. Generative theories, pretrained responses: large AI models and the humanities. Publications of the Modern Language Association of America, v. 139 n. 3, 2024. Disponível em: < https://www.cambridge.org/core/services/aop-cambridgecore/content/view/580FDCD97B52C902A6328DA9F3D5FFE6/S0030812924000518a.pdf/generative-theoriespretrained-responses-large-ai-models-and-the-humanities.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2025.

SINYKIN, Dan. Big fiction: how conglomeration changed the publishing industry and american literature. Nova York: Columbia University Press, 2023.

THE FUTURE OF FICTION: Wattpad research reveals generational shift in reading habits, skepticism of al in publishing. Wattpad, 9 jan. 2024. Disponível em: <https://company.wattpad.com/blog/the-future-of-fiction-wattpadresearch-reveals-generational-shift-in-reading-habits-skepticism-of-ai-in-publishingnbsp> Acesso em: 9 set. 2024.

Downloads

Publicado

2025-07-08

Como Citar

Flores, L. S. (2025). Inteligência Artificial (IA) e literatura no pós-capitalismo: autonomia criativa ou mercantilização?. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 30(1). https://doi.org/10.5380/am.v30i1.98209

Edição

Seção

Dossiê “Mídia e adaptação: texto, música, imagem, audiovisual”