Inteligência Artificial (IA) e literatura no pós-capitalismo: autonomia criativa ou mercantilização?
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v30i1.98209Resumo
A Inteligência Artificial (IA) na produção literária levanta questões sobre o equilíbrio entre autonomia artística e mercantilização automatizada. A inserção de algoritmos na criação de textos impacta a originalidade e autoria, promovendo a eficiência, mas também ameaçando a singularidade da arte. Por meio de uma análise crítica, a partir das ideias de autores como Beech (2019), Sinykin (2023) e Kornbluh (2023) discute-se como a IA, ao otimizar processos criativos, pode alinhar-se às demandas capitalistas por produtividade, transformando a literatura em um produto padronizado. No entanto, entende-se que a IA também oferece oportunidades para inovação criativa, permitindo que escritores experimentem novas formas de narrativa. O desafio é que os autores utilizem a IA de forma estratégica, preservando sua autonomia artística e evitando que a tecnologia se torne uma ferramenta de massificação.
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