Ponte ou barreira: como a legenda para surdos e ensurdecidos pode dificultar a acessibilidade para pessoas com surdez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v29i1.96784

Palavras-chave:

Acessibilidade, Televisão, Legenda oculta, Barreiras na comunicação

Resumo

É obrigatória, no Brasil, a veiculação de legenda para surdos e ensurdecidos (LSE) na programação das empresas prestadoras de serviço de radiodifusão de sons e imagens (Brasil, 2006) como recurso de acessibilidade para pessoas surdas. Entretanto, este recurso apresenta barreiras na comunicação (Wersig, 1977) causadas pela escolha da língua e estrutura do texto. Neste artigo, além da discussão sobre essa problemática, é proposta alternativa (Silva, 2023) para essa questão.

Biografia do Autor

Flávia de Almeida Moura, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão/Professora

Pós-doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação/Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão. E-mail: flavia.moura@ufma.br.

Samia Cristina Martins Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão/Egressa

Doutoranda em Ensino (UEMA). Professora na Rede Municipal de Ensino de São Luís. E-mail: samiacmartinss@gmail.com.

Protasio Cezar dos Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão/Professor

Doutor em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (UFPA). Professor do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação/Mestrado Profissional da Universidade Federal do Maranhão e também do do Mestrado em Cartografia Social e Desenvolvimento da Amazônia da Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: pcsftslz@gmail.com.

Downloads

Publicado

2025-02-06

Como Citar

Moura, F. de A., Silva, S. C. M., & Santos, P. C. dos. (2025). Ponte ou barreira: como a legenda para surdos e ensurdecidos pode dificultar a acessibilidade para pessoas com surdez. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 29(1). https://doi.org/10.5380/am.v29i1.96784

Edição

Seção

Dossiê Comunicação, algoritmos e cultura contemporânea