A ascensão dos modelos virtuais e suas implicações na cultura contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v29i1.96610

Palavras-chave:

Influenciadores Digitais, Inteligência Artificial, Identidade Digital, Cultura Contemporânea, Autenticidade Virtual

Resumo

Este artigo explora o fenômeno dos influenciadores digitais criados por inteligência artificial (IA) e como esses modelos virtuais atraem milhões de seguidores nas plataformas digitais. O estudo de caso analisa o perfil no Instagram de quatro modelos virtuais (Lil Miquela, Shudu, Aitana Lopez e Kena Layli), além de discutir o impacto da IA e abordar questões éticas e sociais sobre o uso de influenciadores digitais por marcas e seu efeito na percepção de autenticidade e identidade. Por fim, conclui-se que o uso de IA para criar figuras públicas levanta questões éticas e comerciais sobre autenticidade, transparência e os impactos culturais de influenciadores digitais idealizados, destacando a necessidade de uma reflexão crítica sobre a comunicação e os padrões promovidos na mídia.

Biografia do Autor

Ana Paula Lopes da Silva Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Extensão Rural, Mestre em Letras e Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, todos pela Universidade Federal de Viçosa. analopesufv@gmail.com.

Downloads

Publicado

2025-02-06

Como Citar

Rodrigues, A. P. L. da S. (2025). A ascensão dos modelos virtuais e suas implicações na cultura contemporânea . Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 29(1). https://doi.org/10.5380/am.v29i1.96610

Edição

Seção

Dossiê Comunicação, algoritmos e cultura contemporânea