O atravessamento da Inteligência Artificial na vida cotidiana
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v30i1.96492Palavras-chave:
Algoritmos, legitimação, sociedade.Resumo
A presente entrevista tem como objetivo apresentar o pensamento do pesquisador Paulo Nuno Vicente, por meio da publicação do livro intitulado Os Algoritmos e nós,em que ele faz uma consistente e crítica análise em torno dos caminhos da legitimação dos algoritmos e da Inteligência Artificial que atravessam a vida social em diversas dimensões e quais são os impactos disso. Neste contexto, apresentamos o diálogo com o autor numa conexão entre Brasil e Portugal.
Referências
COMPÓS. (2023) I Workshop da Área de Comunicação e Informação sobre Regulação de Empresas de Plataformas de Comunicação. Disponível em: https://compos.org.br/2023/06/i-workshop-da-area-de-comunicacao-e-informacao-sobre-regulacao-de-empresas-de-plataformas-de-comunicacao/. Acesso em: 04 out. 2023.
ESTADÃO. (2023). Estadão lança a Leia, robô de inteligência artificial que usa conteúdos do jornal para tirar dúvidas. Disponível em: https://www.estadao.com.br/link/cultura-digital/conheca-a-leia-a-ferramenta-de-inteligencia-artificial-do-estadao/. Acesso em: 04 out. 2023.
HAN, B-C. (2022) Não-Coisas: Reviravolta do mundo da vida. São Paulo: Editora Vozes.
VICENTE, P. N. (2023). Os algoritmos e nós. Lisboa, Portugal: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
