Rivalidade feminina na música pop: melodrama, especulação e performance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v28i1.94083

Palavras-chave:

Capital especulativo, Melodrama, Música pop, Rivalidade feminina

Resumo

O presente artigo busca ater-se à noção de rivalidade feminina enxergada por meio das dinâmicas da música pop. Trata-se de um capital especulativo (SOARES, 2022) que ressalta uma dimensão performática (TAYLOR, 2013) e melodramática (BRAGANÇA, 2009; HUPPES, 2000; SINGER, 2001) em torno das supostas inimizades e desafetos entre divas pop. A canção “Do What U Want”, colaboração entre as cantoras Lady Gaga e Christina Aguilera, é enquadrada como objeto de estudo para verificar como a competição entre mulheres é refabulada midiaticamente.

Biografia do Autor

Eduardo Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco.

Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPE

Downloads

Publicado

2024-07-08

Como Citar

Rodrigues, E. (2024). Rivalidade feminina na música pop: melodrama, especulação e performance. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 28(1). https://doi.org/10.5380/am.v28i1.94083

Edição

Seção

Dossiê Melodrama: análises empíricas e formulações teóricas