O funeral da rainha Elizabeth II como acontecimento midiático: olhares para a cobertura da CNN Brasil

Autores

  • Michele Negrini UFPEL
  • Calvin Cousin UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v28i1.93355

Resumo

Muitas vezes, eventos têm suas configurações traçadas para serem apresentados no cenário midiático. O funeral da rainha Elizabeth II, a exemplo, foi dotado de diversos protocolos e contou com convidados internacionalmente conhecidos, demonstrando grande proporção. Desta forma, a cerimônia emerge como espaço para a consolidação de um acontecido midiático, voltado para atingir um público em nível mundial e ter cobertura dos mais diversos veículos de comunicação. Este artigo objetiva analisar a cobertura do funeral realizada pela CNN Brasil, buscando observar as suas características enquanto acontecimento de tal ordem. A pesquisa é de caráter exploratório e é efetivada através do método observacional. Percebemos, assim, que o funeral exaltou uma figura heroica, contou com extensa cobertura e pré-planejamento, além de apresentar conflitos, interações simbólicas e enquadramento no espaço e no tempo.

Biografia do Autor

Michele Negrini, UFPEL

Professora associada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Franciscana (UFN). Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Calvin Cousin, UFRGS

Jornalista formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutorando e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2024-07-08

Como Citar

Negrini, M., & Cousin, C. (2024). O funeral da rainha Elizabeth II como acontecimento midiático: olhares para a cobertura da CNN Brasil. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 28(1). https://doi.org/10.5380/am.v28i1.93355

Edição

Seção

Artigos | Articles