O espírito caritativo para com o pobre em tempos da Covid-19: a caridade como mensagem “vocativa” da Rede Globo de Televisão
Resumo
Constitui nossa intenção aqui analisar sociologicamente os principais pontos (des)alinhavados em relação à Transferência de Renda no Brasil (TRB) em tempos da COVID-19, e a maneira como a mesma é encaminhada em torno de ações caritativas, enquanto mensagens “vocativas” veiculadas pela Rede Globo de Televisão (RGT) nas edições do Jornal Nacional, do Jornal Hoje, e do Fantástico. Para realizarmos tal tarefa, partimos de um referencial teórico co-relacionado às modulações da temática da TRB no período em tela. No que tange à metodologia utilizada, optamos pela qualitativa, a partir da qual chegamos às seguintes conclusões: a) em primeiro lugar, a constatação de como as famílias beneficiárias não “percebem” a sua condição social de ser pobre e nem o seu pertencimento à classe dos quase “inempregáveis”; b) em segundo lugar, a execução de uma ode às ações voluntariadas por parte da emissora de televisão.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/am.v28i1.91331