O espírito caritativo para com o pobre em tempos da Covid-19: a caridade como mensagem “vocativa” da Rede Globo de Televisão
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v28i1.91331Palavras-chave:
Transferência de renda. Benevolência. Beneficiários. Fome.Resumo
Constitui nossa intenção aqui analisar sociologicamente os principais pontos (des)alinhavados em relação à Transferência de Renda no Brasil (TRB) em tempos da COVID-19, e a maneira como a mesma é encaminhada em torno de ações caritativas, enquanto mensagens “vocativas” veiculadas pela Rede Globo de Televisão (RGT) nas edições do Jornal Nacional, do Jornal Hoje, e do Fantástico. Para realizarmos tal tarefa, partimos de um referencial teórico co-relacionado às modulações da temática da TRB no período em tela. No que tange à metodologia utilizada, optamos pela qualitativa, a partir da qual chegamos às seguintes conclusões: a) em primeiro lugar, a constatação de como as famílias beneficiárias não “percebem” a sua condição social de ser pobre e nem o seu pertencimento à classe dos quase “inempregáveis”; b) em segundo lugar, a execução de uma ode às ações voluntariadas por parte da emissora de televisão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.