A prática da violência na sociedade neoliberal: análise de narrativas midiáticas em Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v27i1.91021Palavras-chave:
Violência, Linguagem, Mídia jornalística.Resumo
Nosso objetivo é identificar os domínios de conhecimento sobre a representação da violência em Minas Gerais presentes na mídia jornalística online. Recorremos à compreensão do neoliberalismo, como estrutura que rege a prática da sociedade contemporânea, e da propriedade, como o que confere existência ao indivíduo. Acatamos a compreensão de Pierre Bourdieu sobre as práticas linguísticas serem forma eficaz de violência simbólica, essencialmente operada na e pela linguagem. Por fim, analisamos narrativas extraídas de reportagens de jornais e as classificamos por meio da Teoria da Classificação Facetada de Ranganathan.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.