Mulher e masculinidades em músicas sertanejas cantadas por artistas femininas

Autores

  • Rebeca Valadão Bussinger Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Fernanda Moreau de Almeida Soares Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v27i1.90309

Palavras-chave:

Representações sociais, mulheres, música sertaneja.

Resumo

Nos últimos anos, vimos ganhar o cenário musical, as músicas sertanejas cantadas por mulheres, protagonizando uma subclasse musical do gênero sertanejo denominado feminejo. Investigamos as representações sociais de mulher e masculinidades em músicas sertanejas cantadas por artistas femininas. Analisamos as 10 músicas mais tocadas entre os anos de 2015 a 2019, a partir das 100 mais tocadas de cada ano. Utilizamos a análise de conteúdo temático-categorial para tratamento dos dados. Os resultados apontam para o tensionamento entre as imagens que simbolizam uma mulher de antes e uma mulher de agora, caracterizada pelo trânsito entre submissão, passividade, romantismo e independência, autonomia, liberdade sexual. As masculinidades são apresentadas dentro das características que atribuem posição a estas artistas dentro do cenário de disputa do mercado musical brasileiro, tradicionalmente dominado por homens.

Biografia do Autor

Rebeca Valadão Bussinger, Universidade Federal do Sul da Bahia

Professora da Universidade Federal do Sul da Bahia nos cursos de Psicologia (graduação) e Ensino em Relações étnico-Raciais (mestrado).

Fernanda Moreau de Almeida Soares, Universidade Federal do Sul da Bahia

Bacharel em Humanidades pela Universidade Federal do Sul da Bahia. Graduanda em Medicina da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Bussinger, R. V., & de Almeida Soares, F. M. (2024). Mulher e masculinidades em músicas sertanejas cantadas por artistas femininas. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 27(1). https://doi.org/10.5380/am.v27i1.90309

Edição

Seção

Artigos | Articles