Mulher e masculinidades em músicas sertanejas cantadas por artistas femininas
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v27i1.90309Palavras-chave:
Representações sociais, mulheres, música sertaneja.Resumo
Nos últimos anos, vimos ganhar o cenário musical, as músicas sertanejas cantadas por mulheres, protagonizando uma subclasse musical do gênero sertanejo denominado feminejo. Investigamos as representações sociais de mulher e masculinidades em músicas sertanejas cantadas por artistas femininas. Analisamos as 10 músicas mais tocadas entre os anos de 2015 a 2019, a partir das 100 mais tocadas de cada ano. Utilizamos a análise de conteúdo temático-categorial para tratamento dos dados. Os resultados apontam para o tensionamento entre as imagens que simbolizam uma mulher de antes e uma mulher de agora, caracterizada pelo trânsito entre submissão, passividade, romantismo e independência, autonomia, liberdade sexual. As masculinidades são apresentadas dentro das características que atribuem posição a estas artistas dentro do cenário de disputa do mercado musical brasileiro, tradicionalmente dominado por homens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.