“Se é amor tem que ter bem-querer”: Conselhos afetivos nas canções de Dona Ivone Lara e Leci Brandão sobre o amor
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v26i1.89938Palavras-chave:
Pensamento feminista negro, Diáspora negra, Samba, Amor.Resumo
Este artigo discute os conselhos afetivos presentes nas canções de Dona Ivone Lara e Leci Brandão sobre o amor, em interação com uma comunidade imaginada de mulheres negras que compartilham de experiências semelhantes no campo afetivo-sexual. Por meio da análise transversal das canções com foco nos modos de constituição dos relacionamentos, de maneira fundamentada pelo pensamento de Angela Davis, buscamos traçar as conexões diaspóricas entre as produções femininas do samba e do blues. Identificamos que o conjunto de canções oferece brechas para desafiar a noção romântica do amor eterno, elencando critérios para avaliar os relacionamentos e naturalizando o fim de relações infelizes para projetar horizontes de felicidade na busca por um novo amor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
