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MATERIALIZAÇÕES DO ATIVISMO NEGRO NA CENA DE MÚSICA POP DE SALVADOR

Nadja Vladi Gumes, Marcelo Argolo

Resumo


O objetivo deste artigo é trazer uma discussão sobre o conceito de Cenas Musicais, num diálogo com Will Straw, apresentando reflexões sobre  territorialidades, a partir de Rogério Haesbaert, e territorialidade sônico-musical, de Micael Herschmann e Cíntia Sanmartin Fernandes. Argumentamos que o Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, deve ser entendido como uma territorialidade sônico-musical. Nesta perspectiva, trazemos uma reflexão sobre o ativismo negro e a atual cena de música pop afropop-latina de Salvador. Por fim, apresentamos algumas materializações do ativismo negro no trabalho de bandas e artistas dessa cena para defender o reposicionamento que essas práticas musicais propõem para o pop.


Palavras-chave


Cenas Musicais, Ativismo Negro, Territorialidades, Música Pop.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/am.v25i1.86334