Sob a Constelação da Umbigada no Samba de Roda: Imagens Decoloniais, o Cruzar de Pontes Entre Nós
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v25i1.85263Palavras-chave:
Diáspora Africana, Corpo-coletivo, Imagens decoloniais, Linguagem gestual, Constelação.Resumo
Com este artigo, miramos uma constelação de filmes em que a linguagem gestual dos corpos que bailam em cena norteia uma miríade que nos conecta, faz comunicar, como ponte, além-mar, a herança da diáspora. A libertação e ressignificação do gesto ancestral faz afluir um corpo-coletivo. Saltam aos olhos processos de desconfinamento, imagens mais libertárias, sob a ética amorosa, que transbordam as bordas do quadro, transgridem limites e dicotomias impostas pelo mundo. A circulação das imagens segue a lógica da roda de samba que pela umbigada convoca um novo corpo dançante para o meio da roda. Esta linguagem reconecta práticas e subjetividades comunitárias que nos constituem em laços pela associação à ancestralidade ligada ao feminino entre África-Brasil que constrói pontes, em pequenos gestos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.