Um clarim na sociedade brasileira (1924) – perspectiva afrocêntrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v24i1.84709

Palavras-chave:

Imprensa negra, Afrocentricidade, Análise de Conteúdo.

Resumo

O artigo registra reflexão sobre o jornal O Clarim da Alvorada, membro da imprensa negra paulista do início do séc. XX. O estudo é pautado por ferramentas metodológicas de Análise de Conteúdo (FONSECA JÚNIOR, 2017). O objetivo é avaliar a possibilidade de um diálogo entre o jornal e a Afrocentricidade (MUCALE, 2013). Ponderando as particularidades históricas da década de 1920, observa-se a possibilidade de, no resgate histórico, encontrar estratégias pertinentes para enfrentar desafios contemporâneos.

Biografia do Autor

Mara Rovida, PPG em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso)

Docente do PPG em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Libero e jornalista.

Paulo Celso Silva, PPG em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba

Docente do PPG em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, doutor e mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo e geógrafo.

Downloads

Publicado

2022-08-24

Como Citar

Rovida, M., & Silva, P. C. (2022). Um clarim na sociedade brasileira (1924) – perspectiva afrocêntrica. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 24(1). https://doi.org/10.5380/am.v24i1.84709

Edição

Seção

Dossiê: "África – Brasil: História, relações e construções sociais em Comunicação"