O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v24i1.84426

Palavras-chave:

Consumo infantil, Consumo consciente, Educação.

Resumo

A proposta do artigo, que representa um capítulo de uma tese em Educação, é contribuir no âmbito educacional e dos estudos do consumo, desenvolvendo uma análise crítica da revista em quadrinhos Turma da Mônica Jovem, dentro dos pressupostos teóricos e metodológicos da semiótica discursiva Greimasiana, tendo como pano de fundo a sociedade de consumo atual. O corpus deste recorte é formado pelas edições 43 – “Tesouro Verde” e 44 – “Tesouro Verde: a fantástica conclusão da aventura, buscando identificar como o discurso do consumo consciente é apropriado pela revista. Os resultados apontam que, mesmo tendo utilizado um viés moralista para tratar o discurso do consumo consciente, o enunciador consegue reiterar o verdadeiro conceito de consumo consciente, recorrendo a valores como a coletividade, o pensamento para o bem-estar comum, o combate ao individualismo.

Biografia do Autor

Flávia Meneguelli Ribeiro Setubal, Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Administração

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2000), especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM (2000) e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2003), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2008) e doutorado em Educação, na UFES. É professora do Departamento de Administração da UFES, atuando no PPGADM, PPGGP e na graduação em Administração, com dedicação exclusiva. Participa do grupo de pesquisa GEPEL, na UFES. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing e Comunicação Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, gestão da imagem, gestão pública, propaganda e planejamento estratégico. flaviamenega@terra.com.br

Downloads

Publicado

2022-08-24

Como Citar

Setubal, F. M. R. (2022). O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 24(1). https://doi.org/10.5380/am.v24i1.84426

Edição

Seção

Artigos | Articles