O discurso do consumo consciente, na revista Turma da Mônica Jovem.
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v24i1.84426Palavras-chave:
Consumo infantil, Consumo consciente, Educação.Resumo
A proposta do artigo, que representa um capítulo de uma tese em Educação, é contribuir no âmbito educacional e dos estudos do consumo, desenvolvendo uma análise crítica da revista em quadrinhos Turma da Mônica Jovem, dentro dos pressupostos teóricos e metodológicos da semiótica discursiva Greimasiana, tendo como pano de fundo a sociedade de consumo atual. O corpus deste recorte é formado pelas edições 43 – “Tesouro Verde” e 44 – “Tesouro Verde: a fantástica conclusão da aventura, buscando identificar como o discurso do consumo consciente é apropriado pela revista. Os resultados apontam que, mesmo tendo utilizado um viés moralista para tratar o discurso do consumo consciente, o enunciador consegue reiterar o verdadeiro conceito de consumo consciente, recorrendo a valores como a coletividade, o pensamento para o bem-estar comum, o combate ao individualismo.
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