"Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v24i1.83637

Palavras-chave:

Meritocracia, Mídia, Juventudes, Ações afirmativas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como os jovens de escola pública percebem a desigualdade social em mídias que noticiam o acesso à educação superior. Foram entrevistados 31 estudantes do 3º ano de uma escola pública de Brasília (Distrito Federal) por meio de um questionário e, posteriormente, realizamos entrevista semiestruturada com seis deles para aprofundamento. Percebe-se que há um alinhamento entre defender o esforço meritocrático e compreender a importância da tecnologia, por si, nos estudos. Quanto mais se prioriza a resposta do esforço individual, mais se acredita que a tecnologia seja protagonista nos estudos, sem grandes problematizações sociais.

Biografia do Autor

Júlia Mello Schnorr, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal.

Professora de História, Mestra em Comunicação (UFSM) e doutoranda em Educação (UFSM), juliaschnorr@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-08-24

Como Citar

Schnorr, J. M. (2022). "Ela chegou lá!": Percepções da desigualdade social na mídia. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 24(1). https://doi.org/10.5380/am.v24i1.83637

Edição

Seção

Artigos | Articles