O humor audiovisual brasileiro sob o olhar da crítica: mobilizações discursivas da liberdade de expressão na circulação de A primeira tentação de Cristo
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v23i1.82278Palavras-chave:
Comunicação audiovisual, Humor, Plataformas digitais, Crítica de mídia, Liberdade de expressão.Resumo
Sabendo que o humor constitui campo de potencialização de disputas discursivas transversais à sociedade, o presente artigo investiga a mobilização de sentidos de liberdade de expressão na recepção crítica do humor audiovisual brasileiro em um contexto marcado pela ascensão do conservadorismo no país e constantes tentativas de cerceamento de discursos midiáticos contrários aos valores de grupos hegemônicos. Elegendo, como foco de atenção, o caso de A Primeira Tentação de Cristo (2019), especial de Natal realizado pela produtora Porta dos Fundos em parceria com a Netflix, o trabalho discute, como hipótese principal, a ideia de que, na circulação de produções audiovisuais humorísticas, sentidos de liberdade de expressão podem ser mobilizados como elementos-chave de julgamento e avaliação crítica das obras.
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