Os recursos expressivos nas redes sociais e o conservadorismo brasileiro: a forma das publicações e vídeos de celebridades e políticos a partir de 2016

Autores

  • Juliana Garzillo Cavalcanti Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) https://orcid.org/0000-0001-6137-3562

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v23i1.80287

Palavras-chave:

Redes sociais, Midiativismo, Vídeo, Conservadorismo.

Resumo

O presente artigo parte da observação de publicações de celebridades do mundo da política e do entretenimento entre 2016 e a campanha presidencial de 2018 no Brasil. O objetivo é identificar e analisar os recursos expressivos que afloram no período de disputa política e seus desdobramentos. O aumento da produção e compartilhamento de vídeos em redes sociais de personalidades conservadoras é lido em relação à estética midiativista nascida na internet. Contando com o pensamento de Bolter e Grusin (2000) sobre as mídias, Eugênio Bucci (2021) sobre política das imagens e de Ivana Bentes (2015) sobre o cenário brasileiro de ativismo na rede, o texto traz à tona possíveis leituras sobre a forma das publicações e da ascensão conservadora nas redes sociais que culmina no fortalecimento do ultraconservadorismo no Brasil.

Biografia do Autor

Juliana Garzillo Cavalcanti, Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Juliana Garzillo é doutoranda em Processos Audiovisuais na ECA-USP sob orientação da Prof. Dra. Patricia Moran. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com bolsa Cnpq. Participa do Grupo de Estudos Transversalidades Poéticas no Audiovisual coordenado por Patricia Moran (USP) e Poéticas das Extremidades, com coordenação de Christine Mello (PUC-SP). Possui um capítulo no livro lançado em 2017, o Extremidades: Experimentos críticos, pela editora Estação das Letras e Cores. É membro ativo do Coletivo Quarta Pessoa do Singular. 

Downloads

Publicado

2022-02-04

Como Citar

Garzillo Cavalcanti, J. (2022). Os recursos expressivos nas redes sociais e o conservadorismo brasileiro: a forma das publicações e vídeos de celebridades e políticos a partir de 2016. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 23(1), 262–280. https://doi.org/10.5380/am.v23i1.80287

Edição

Seção

Artigos | Articles