Os recursos expressivos nas redes sociais e o conservadorismo brasileiro: a forma das publicações e vídeos de celebridades e políticos a partir de 2016
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v23i1.80287Palavras-chave:
Redes sociais, Midiativismo, Vídeo, Conservadorismo.Resumo
O presente artigo parte da observação de publicações de celebridades do mundo da política e do entretenimento entre 2016 e a campanha presidencial de 2018 no Brasil. O objetivo é identificar e analisar os recursos expressivos que afloram no período de disputa política e seus desdobramentos. O aumento da produção e compartilhamento de vídeos em redes sociais de personalidades conservadoras é lido em relação à estética midiativista nascida na internet. Contando com o pensamento de Bolter e Grusin (2000) sobre as mídias, Eugênio Bucci (2021) sobre política das imagens e de Ivana Bentes (2015) sobre o cenário brasileiro de ativismo na rede, o texto traz à tona possíveis leituras sobre a forma das publicações e da ascensão conservadora nas redes sociais que culmina no fortalecimento do ultraconservadorismo no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
