Análise de conteúdo e interação do Globoplay pela perspectiva do Design Audiovisual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v23i1.73639

Palavras-chave:

TV Globo, Globoplay, Streaming.

Resumo

O acesso à internet provocou mudanças nos hábitos e comportamentos das audiências televisivas, ampliando as formas de consumo aos ambientes digitais. Este artigo tem o objetivo de analisar quais são os elementos de conteúdo e interação da TV Globo e do Globoplay que possibilitam o consumo multiplataformas. Os resultados apontam para a limitação de estratégias comerciais da TV com foco na conquista por assinantes para o streaming. Concluímos neste estudo que as mudanças no modelo de negócios da emissora são positivas para fortalecer a marca, entretanto, a experiência digital ainda é limitada e pouco explorada de forma planejada.

Biografia do Autor

Amanda Azevedo, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Relações Públicas e mestranda no Programa de Pós Graduação em Computação, Comunicação e Artes, ambos da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do grupo de pesquisa Design Audiovisual.

Valdecir Becker, Universidade Federal da Paraíba

Professor no Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e nos Programas de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes (PPGCCA), e Pós-Graduação em Comunicação (PPGC). Como formação, é jornalista, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2006,UFSC) e doutor em Ciências (Engenharia Elétrica, 2011, USP). Atualmente atua como chefe do Departamento de Sistemas de Computação, Coordenador do Laboratório de Interação e Mídia (LIM) e líder do Grupo de Pesquisa Design Audiovisual. 

Downloads

Publicado

2022-02-04

Como Citar

Azevedo, A., & Becker, V. (2022). Análise de conteúdo e interação do Globoplay pela perspectiva do Design Audiovisual. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 23(1), 178–204. https://doi.org/10.5380/am.v23i1.73639

Edição

Seção

Artigos | Articles